Oficinas

Activismo

A oficina "Uma história do activismo moderno" é uma pequena viagem por alguns momentos "importantes" do "activismo moderno". Ao contrário de apresentar "A" cronologia do activismo "moderno", a oficina pretende, através da partilha de experiências, construir a "nossa" história do surgimento de alguns dos movimentos sociais actuais, de lutas que se travam pelo globo fora, contextualizando conceitos como a acção directa e a não-violência. O excesso de aspas tornou-se inevitável.



Técnicas de Protesto

Acção directa engloba uma série de diferentes métodos e técnicas que vão desde a acção de bloqueio até à simples distribuição de um panfleto. Nesta oficina pretendemos analisar detalhadamente todos os preparativos físico-psicológicos importantes para que uma acção não-violenta seja bem sucedida, através de representações de cenários, ilustrações de diferentes métodos de bloqueio, avaliação de tarefas individuais dentro de um grupo de afinidade, etc.

Conceitos Legais

Esta é uma oficina que pretende informar activistas e não só, sobre os seus direitos e deveres enquanto organizadores e participantes de qualquer forma de acção directa. Quando se decide expressar algo através da forma de protesto, é importante saber como agir dentro da fronteira da legalidade e, caso isso não ocorra, quais as consequências possíveis e melhor forma de lidar com a situação.O mundo das leis pode ser muito vasto e de díficil compreensão mas há certas noções básicas que se podem adquirir para um agir mais consciente e informado.Pretende-se, no fundo, informar e desmistificar um pouco o meio jurídico.

Técnicas de Campanha 

O objectivo geral desta oficina é construir, juntamente com os participantes, uma compreensão dos elementos mais importantes de uma campanha. Para chegar a esse objectivo vamos discutir as seguintes questões: Como decidir a definição de objectivos?Como escolher a estratégia? De que forma objectivos e estratégias são condicionados pela disponibilidade de recursos? Como lidar com oportunidade e ameaça, forças e fraquezas.
This is no dirty business! É gestão para activistas!



Primeiros Socorros

Duas horas com um bombeiro qualificado para apreender alguns dos conceitos mais básicos de primeiros socorros, sempre úteis numa acção. Como reagir a um ferimento grave, ao lançamento de gases, bastonadas, pernas partidas e tudo o resto. Numa acção nunca se sabe o que pode vir a acontecer e tais conhecimentos são úteis numa emergência. Quem sabe esta oficina será uma rampa de lançamento para a primeira “Cruz Negra portuguesa”. 
 
Media Alternativos


Os media alternativos são a base de todos os movimentos. Sem uma rede de comunicação, espaços de troca de informação ou um simples site de divulgação é impossível construir um movimento de bases. Estas duas horas serão dedicadas a debater e entender o papel dos medias alternativos . Desde a indymedia até à rádio pirata, passando pelo mundo das fanzines e do grafitti. 
 
Novas Formas de Protesto


Queremos que o nosso protesto seja ouvido, e que o seja com o maior impacto possível. Será que as "novas formas de protesto" nos ajudaram? Para começar, o que entendemos por este conceito? A oficina vai juntar as nossas ideias sobre as "novas formas de protesto" e acrescentar outras experiências de activismo criativo que já foram usadas com sucesso no passado. Haverá também espaço para pensar sobre formas de protesto adequadas ao contexto português.

Samba

O convite foi lançado e os Ritmos de Resistência de Lisboa corresponderam com um workshop de dois dias para todos aqueles que quiserem formar uma banda de samba para alegrar e expandir as possibilidades de protesto. Afinal de contas musica é também uma forma de luta.